Homepage
Pera Rocha - Sabor de Portugal

Mercados Externos

Mercados de destino das exportações / expedições:

  • Os principais mercados de destino da Pera Rocha do Oeste têm sido a Inglaterra e o Brasil, quer pela regularidade mas também pelas quantidades consumidas.
  • A Irlanda e o Canadá embora em menores quantidades, são mercados que se mantêm regulares, à semelhança do que está a acontecer com a França após o declínio da sua produção pelo fogo bacteriano.
  • Com os restantes países verificam-se relações comerciais de oportunidade, se bem que os tradicionalmente importadores poderão constituir um potencial interessante, para os quais deve reservar-se toda a importância, enquanto que dos países produtores será de esperar procura apenas nos anos em que as suas produções são significativamente afectadas, como serão os casos de Espanha e Itália.
  • Os países de Leste têm sido objecto de diversas tentativas de exportação. Muitas destas tentativas afirmaram-se, sendo estes mercados objecto de mais de 15% do volume exportado. A Federação Russa e mais recentemente a Polónia são destinos crescentes da Pera Portuguesa.
  • A exportação de Pera Rocha foi iniciada no século XIX. Nos tempos recentes, tem expressão significativa nas três últimas décadas, e tomou maiores contornos após a campanha de 1991/92, aproveitando a oportunidade criada com a quebra de produção europeia de pera que se cifrou esse ano na ordem dos 30 %.
  • Em 1994/95, ano de maior produção registada até então, a Rocha (e os seus exportadores) evidenciaram o seu mérito, impondo-se no mercado externo, mesmo num ano de excedentes de produção na Europa. A exportação representou 16% da produção comercializada, colocando-a como um dos principais frutos de exportação portuguesa, em quantidade e valor (2,1 milhões de contos de vendas).
  • O ano de 1997, em consequência da produção nacional recorde de Pera Rocha, mas também pela quebra de produção europeia, permitiu subir consideravelmente o registo das exportações para valores superiores às 50 000 toneladas. Nessa campanha, as exportações registadas fizeram da Pera Rocha a 3ª variedade mais exportada a nível mundial.

 



Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação