Homepage
Pera Rocha - Sabor de Portugal
DOP

A Pera Rocha do Oeste DOP é uma variedade exclusivamente portuguesa produzida, na sua grande maioria, na Costa Central Oeste de Portugal, com um a área de produção aproximada de 10.000 ha.

Região de produção de Pera Rocha do Oeste DOP

Os factores edafo-climáticos e a mestria das gentes do Oeste são condições determinantes para a obtenção deste produto com qualidades organolépticas excepcionais, apreciadas e reconhecidas mundialmente.

A Pera Rocha do Oeste DOP – Denominação de Origem Protegida – tem o reconhecimento Comunitário como um produto tradicional, de qualidade, que faz parte integrante do Património Cultural Português.

A designação DOP é o nome atribuído a um produto cuja produção, transformação e elaboração ocorrem numa área geográfica delimitada, com um saber fazer reconhecido.

A atribuição da DOP à Pera Rocha do Oeste é uma mais valia para a promoção deste produto que está intrinsecamente associado à região Oeste de Portugal.

Dos 19 frutos portugueses com nomes protegidos a Pera Rocha do Oeste DOP tem assumido nos últimos anos uma posição dianteira na produção.

Cerca de 70% da produção de Pera Rocha do Oeste DOP é destinada ao Mercado Interno e a restante é exportada para países como o Reino Unido, Rússia, Brasil, Irlanda, França, Canadá, Espanha, entre outros.

A ANP, Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha, é uma entidade de direito privado que tem por objectivo principal a gestão e marketing da Pêra Rocha do Oeste DOP, representando toda a fileira, que tanto dignifica a região do Oeste.

O que significa Pera Rocha do Oeste DOP ?

•  DOP são as iniciais de Denominação de Origem Protegida;
•  Tal como os vinhos têm regiões demarcadas, os restantes produtos alimentares podem ser alvo de uma DOP;
•  A região onde se produz a Rocha é o Oeste;
•  A DOP é concedida pela Comunidade Europeia quando coexistem as seguintes quatro condições fundamentais:
•  Ser um Produto com qualidade, reputação, notoriedade e antiguidade - a Pera Rocha;
•  comprovar que as características da Pera Rocha estão associadas a uma Região, e que são devidas ao meio geográfico envolvente - o Oeste;
•  Existência de um Agrupamento de Produtores (entidade gestora da DOP) - a ANP - interessado em manter a produção nos moldes tradicionais respeitando as regras constantes do caderno de especificações;
•  Existência de um Organismo Privado de Controlo, indigitado pela entidade gestora - a CODIMACO.

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação