Homepage
Detalhe da Notícia
"Pêra à Prova" no Bombarral
Concurso gastronómico promovido pelo Agrupamento de Escolas Fernão do Pó foi um sucesso

O evento foi organizado pelos Cursos Profissionais de Cozinha/Pastelaria, Turismo Ambiental e Rural e Restaurante/Bar do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP), do Bombarral, e contou com 44 receitas a concurso, confeccionadas por cerca de 60 participantes. Tendo como principal objectivo a promoção de um produto de grande importância para a região, com esta iniciativa pretendeu-se incentivar os jovens e os adultos em formação na área da Cozinha e Pastelaria a criarem novos sabores a partir da Pera Rocha do Oeste.


“Crepe crocante de farinheira e Pera”, da autoria de Marlene Ferreira, da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, e “Tarte de Pera Rocha Merengada”, da autoria de Bruna Fidalgo e Margarida Marques, da Escola de Turismo e Hotelaria do Oeste, foram as receitas vencedoras da primeira edição do Concurso Gastronómico “Pera à Prova”, que decorreu no passado dia 11 de maio de 2017.


O evento foi organizado pelos Cursos Profissionais de Cozinha/Pastelaria, Turismo Ambiental e Rural e Restaurante/Bar do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP), do Bombarral, e contou com 44 receitas a concurso, confecionadas por cerca de 60 participantes.

Tendo como principal objetivo a promoção de um produto de grande importância para a região, com esta iniciativa pretendeu-se incentivar os jovens e os adultos em formação na área da Cozinha e Pastelaria a criarem novos sabores a partir da Pera Rocha do Oeste.

A procura da diferenciação através da utilização de um produto regional foi o desafio colocado aos concorrentes que puderam apresentar-se a concurso na Categoria Doces ou Salgados. Os critérios de avaliação contemplaram quatro itens: Degustação (50%), Apresentação (20%), Criatividade (20%) e Viabilidade de produção empresarial/comercialização (10%).

O Concurso “Pera à Prova” reuniu concorrentes de contextos diversos – alunos do Ensino Superior e do Ensino Secundário que frequentam Cursos de Hotelaria e Restauração e população em geral que aceitou o desafio de participar num concurso onde cozinheiros e pasteleiros experientes puderam partilhar com os mais jovens o gosto pela gastronomia.

Foi em ambiente festivo e de franca cooperação que os concorrentes oriundos de diversas escolas de diferentes concelhos apresentaram as suas iguarias ao júri, tendo sido apurado o primeiro prémio em ambas as categorias e atribuídas as Menções Honrosas que o júri considerou merecedoras da distinção.

Na Categoria de Doces, o júri foi constituído pelos Chefes de Pastelaria Teresa Henriques, Martinho Simões e Maria Emília Rhodes Morgado e por André Macedo, secretário executivo da Oeste CIM.

Já na Categoria de Salgados, os elementos do júri foram a Chefe Carolina Queiroz, Joana Pereira, secretária-geral da ANP, José Manuel Vieira, presidente da Câmara Municipal do Bombarral, e Manuel Salvador, técnico da Oeste CIM.

Antes do anúncio dos vencedores, Emanuel Vilaça, diretor do AEFP, salientou que este evento não deve ser encarado apenas “como uma competição, pois não era essa a finalidade. O nosso objectivo era sim criar algo em torno da Pera Rocha e esse foi amplamente atingido”.

Por sua vez, a Chefe de Pastelaria Teresa Henriques fez questão de dirigir uma palavra de incentivo aos concorrentes, referindo que “este é apenas o início, por isso não parem de sonhar, voem bem alto e nunca tenham medo de participar”.

Por fim, José Manuel Vieira felicitou todos os participantes, afirmando que “venceram todos por igual. A classificação é apenas acessória, todos os participantes venceram esta prova magnífica que nos apresentaram”.

De referir ainda, que o projeto desenvolveu-se em parceria com a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha, a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa e a Caixa Agrícola do Bombarral, que patrocinou o 1º prémio nas duas categorias.
Receitas premiadas na Categoria Salgados

1º Prémio (200€): “Crepe crocante de farinheira e Pêra” - Marlene Ferreira da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister

Menções Honrosas:
“Folhado de Queijo com Pera Rocha” – Paulo Duarte do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó - Bombarral

“O pato e a pêra” – Miguel Neto, Inês Freitas e Rui Bernardo da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – IPL

“Cremoso de Pêra” - Simão Aniceto e Vladyslav Kovalenko – IEFP Santarém

Receitas premiadas na Categoria Doces

1º Prémio (200€): “Tarte de Pera Rocha Merengada” – Bruna Fidalgo e Margarida Marques da Escola de Turismo e Hotelaria do Oeste

Menções Honrosas:
“Semifrio de Pera Rocha” – Beatriz Pais do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó - Bombarral

“Pérola do Oeste” - Simão Aniceto e Vladyslav Kovalenko do IEFP Santarém


Fonte: Município do Bombarral e Agrupamento de Escolas Fernão do Pó
18-05-2017 Fonte: http://www.cm-bombarral.pt/Pera-a-Prova-no-Bombarral
‹ Voltar
Sub-Navegação
Filtrar:
» Todas
» Notícias

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação